Chuva de meteoros terá pico na madrugada de 31 de maio

Chuva de meteoros terá pico na madrugada de 31 de maio
Chuva de meteoros terá pico na madrugada de 31 de maio

Na madrugada de 30 para 31 de maio, poderá ser vista no céu de algumas regiões do Brasil a chuva de meteoros “Tah Herculidas”.

+ Nasa investe em novo projeto de vela solar para espaçonaves
+ Nasa divulga playlist do robô Perseverance
+ Hubble comemora 32 anos no espaço com foto de grupo de 5 galáxias

De acordo com o Observatório Nacional, essa chuva de meteoros é resultado da fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3). No período de fins de maio ao início de junho, o planeta Terra estará passando pelo rastro dos detritos que o cometa deixou para trás em suas últimas passagens.

Para melhor visualização desta chuva, os moradores das regiões Norte e Nordeste do Brasil devem ficar atentos à direção Noroeste pois, de acordo com cálculos de diferentes especialistas, a possibilidade de uma intensa chuva poderá ocorrer entre 00h50 e 2h10 da manhã.

SW3

Em 1930, os observadores alemães Arnold Schwassmann e Arno Arthur Wachmann descobriram um cometa que passou a ser conhecido como 73P/Schwassmann-Wachman 3”, que orbitava o Sol a cada 5,4 anos.

O cometa não foi visto novamente até o final da década de 1970 e parecia relativamente “normal” até 1995. Naquele ano, os astrônomos perceberam que o cometa havia se tornado cerca de 600 vezes mais brilhante. Com isso, passou de uma mancha fraca para ser visível a olho nu durante sua passagem.

Após uma investigação aprofundada, os astrônomos perceberam que o cometa havia se partido em várias partes, preenchendo seu próprio rastro orbital com detritos. Quando o SW3 passou novamente, em 2006, havia se dividido em quase 70 pedaços. Desde então, o objeto segue se fragmentando.

Back to top